O Austin-Healey 3000 foi anunciado dia 1 de julho de 1959 com um motor BMC C-Series de 3 litros para substituir o motor menor de 2,6 litros do 100-6 e travões a disco nas rodas dianteiras. Os fabricantes afirmaram que chegaria a 60 mph em 11 segundos e 160 mph em 31 segundos.
As outras mudanças foram menores em comparação com aquelas entre os 100 originais e os 100-6. A distância entre eixos e carroceria permaneceram inalteradas, assim como os estilos de carroceria, um 2 + 2 ou BT7 e um BN7 de dois lugares.
Marca: Austin Healey
Modelo: BT7 MKI
Ano: 1961
Cor: Healey Blue
Viatura em processo de Restauro
A proteção contra intempéries permaneceu mínima, um teto de plástico dobrável em uma estrutura desmontável leve e telas laterais destacáveis acima das portas segurando painéis perspex deslizantes. Rodas de arame, caixa de câmbio overdrive, pára-brisa laminado, aquecedor, coluna de direção ajustável, capota rígida destacável para o 2 + 2 e pintura em dois tons estavam disponíveis como opções.