REGULAMENTO DE PRIVACIDADE
Por uma questão de privacidade dos clientes e dos projectos realizados, os conteúdos apresentados nesta secção pode não conter todos os detalhes dos procedimentos executados.
Goggomobil T250 – Restauro Geral
Viatura: Goggomobil
Categoria: Restauro
Ano: 1959
Cor: Azul
Goggomobil foi uma série de microcarros produzidos por Hans Glas GmbH na cidade bávara de Dingolfing entre 1955 e 1969.
O motor era refrigerado a ar, dois tempos, dois cilindros, originalmente deslocando 250 cc, mas mais tarde disponível em tamanhos aumentados de 300 cc e 400 cc.
Fabricantes de máquinas agrícolas, Hans Glas e o seu filho Andreas foram contagiados pela onda de entusiasmo que assolou diversos industriais alemães na produção de viaturas de pequenas dimensões
e também eles desenharam e contruíram um, no outono de 1954, aproveitando as instalações industriais de Dingolfing, na Baviera. Esse primeiro modelo, da marca Glas – a designação da empresa era Hans Glas
GmbH – com designação comercial de Goggomobil, foi apresentado na Feira da Bicicleta e do Motociclo, IFMA, e teve um acolhimento muito interessante. Uma das particularidades interessantes deste microcarro
é que ele tentava representar um automóvel normal, embora de dimensões reduzidas: tinha quatro rodas, compartimentos para motor e mala destacados na volumetria da carroçaria , superficie vidrada era generosa,
as portas abriam-se de forma normal para a época – eram do tipo “suicida” – e tinha quatro lugares, embora acanhados. Estava por isso mais perto de um Fiat 500 ou de um BMW 700 do que propriamente de um Isetta
ou de um Messerschmitt. E o público potencial, que tinha tido um motociclo até então, mas tinha uma família para transportar – e que não tinha dinheiro para comprar um Volkswagen ou um Opel – virou-se
decididamente para o Goggomobil. Como era usual nesta classe de veículos, o motor era a 2 Tempos, de 2 cilindros, com uma cilindrada de 247 cc, desenvolvendo uma potência máxima de de 13,6 cv. O comprimento máximo
deste pequeno veículo ultrapassava por pouco os três metros – 3163,5 mm – mas teoricamente proporcionava dois lugares à frente e dois atrás.
Com uma estética simpática e convencional, o goggomobil foi o microcarro alemão com maiores números de produção.