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Porsche 356C – Restauro Geral
Viatura: Porsche 356C
Categoria: Restauro
Ano: 1965
Cor: Polyantha Red
A história do 356 confunde-se com a história da Volkswagen e da própria Porsche. Derivado diretamente do Volkswagen Carocha do pós-guerra, este modelo diferenciou-se das muitas outras variações do volkswagen por ter tido a participação direta dos projetistas deste último –
Dr. Ferdinand Porsche , o seu filho Ferry e o projetista austríaco Erwin Komenda.
Existe uma certa controvérsia quanto ao fato deste ser mesmo o primeiro modelo de fábrica.O prótotipo foi precedido pelo similar Porsche 64 ( também conhecido como 64K10), construído antes da Segunda Guerra Mundial, porém tal veiculo na verdade foi uma modificação do Carocha pré-guerra
encomendada à Ferdinand Porsche pela própria Volkswagen, construído para uma corrida especifica em Itália. É evidente que o desenho inspirou diretamente o primeiro protótipo do 356 ( um modelo “spider” com o motor central, adequadamente conhecido como “Number 1” ).
A sua condição de “Carocha modificado”, entretanto, torna difícil colocá-lo como um produto da empresa que hoje conhecemos como Porsche.
Na verdade, o Carocha e o Porsche compartilham mais coisas para além da origem.
Como dito anteriormente, o conceito do Porsche 356 foi criado por Ferdinand “Ferry” Porsche e desenhado por Erwin Komenda, ambos figuras muito importantes no desenvolvimento da firma Volkswagen. Naturalmente, muitos detalhes do projeto tiveram uma fonte em comum.
Na década 40, após a devastadora II Guerra Mundial, Ferry Porsche decidiu concretizar o sonho de uma fábrica de automóveis que levasse o nome da familia ( apesar do envolvimento do escritório de design Porsche, a Volkswagen pertencia ao governo alemão ). A sua ideia original era construir um automóvel inteiramente
novo, porém as dificuldades do pós-guerra forçaram o uso de peças do Fusca (motor, transmissão, etc. ). Então, em 1947, os trabalhos começaram, com a construção de um molde de madeira onde foram marteladas placas de alumínio,
dando forma ao primeiro prótotipo, um modelo “spider” (sen capota e com dois lugares ) prateado, com motor central.
Após o protótipo, a firma produziu uma série de 50 coupés de aluminio, já com motor traseiro e com o formato tradicional, conhecidos como “Coupés Gmü” (cidade na qual a firma originalmente se instalara). Brevemente se iniciaria a produção do modelo com carroçaria em aço, que gradualmente evoluiu durante os anos em carroçaria (coupé, roadster, conversivel)
e motor (do 1.1L original até o 2.0L). Aposentado em 1965.
356 C 1963-1965
A última série da linha 356 teve inicio em 1963, basicamente com novos travões a disco nas quatro rodas, motores 1600S, 1600SC ou Carrera 2, e apenas uma carroceria disponivel (coupé), já ligeiramente similar à do futuro modelo 911.
Apesar de 1965 marcar o fim da produção do modelo, o seu motor continuou a ser utilizado no modelo 912, basicamente um 911 de baixo custo.